Crianças autistas - brincadeiras
Objetivo
destas brincadeiras é estimular a interação social e ajudar pais e
professores a promover as habilidades sociais em crianças com
Transtornos do Espectro do Autismo Se a crianças estiver se divertindo,
vai querer continuar brincando. Quanto mais brincar, mais oportunidades
terá de aprender:
Achou
“Achou” é uma das primeiras brincadeiras que
as crianças aprendem. Ponha uma coberta sobre seu filho. Tire então a
coberta para “descobri-lo” e diga “Achou!” Planeje quais participações
seu filho pode ter para manter a brincadeira andando e quando pode
participar – enquanto a coberta está sobre ele ou depois que você o
descobriu. Os tipos e número de participações dependem do estágio de
comunicação da criança.
Esconde-esconde
“Esconde-esconde” seu filho pode se esconder em lugares apertados ou ser
coberto por travesseiros e cobertas. Mas o Esconde-esconde oferece a
ele maior variedade de participações.
Cócegas ou Cosquinhas
Muitas crianças pequenas gostam de brincadeiras envolvendo algum tipo de
toque ou pressão profunda, tais como cócegas, massagem ou abraço. Esses
tipos de brincadeiras são especialmente atraentes para crianças que
buscam ativamente essas sensações. Um toque firme ou pressão profunda
podem ter um efeito calmante sobre algumas crianças. Em vez de fazer
cócegas, tente dar-lhe alguns apertões firmes, mas gentis, acima da sua
barriga.
Cavalinho
Na Brincadeira de Cavalinho, seu filho sobe nos seus ombros ou, se ele
gosta da sensação de pressão profunda, pode deitar-se de barriga para
baixo sobre suas costas para uma “cavalgada”. Quando você parar, a
participação dele será pedir que recomece. Subsequentemente, seu filho
poderá lhe dizer quando parar e quando andar.
Aviãozinho
Nas brincadeiras de Aviãozinho, você joga seu filho para cima, levanta-o
em pé sobre seus joelhos, leva-o em um passeio sobre suas pernas e
então o coloca de volta no chão. Como pode perceber, há muitas variações
de Aviãozinho. Se o seu filho gosta de movimento, vai gostar pelo menos
de uma dessas brincadeiras.
Um, dois, três e já!
Brinque da mesma maneira que você brinca de Aviãozinho, só que em vez de
jogar seu filho para cima, balance-o segurando seus braços e diga “Um,
dois, três e (pausa)” balança! (ou “vai!”, ou “oba!”). Se você ainda não
estiver dizendo “Um, dois, três” em outras brincadeiras, tente outra
frase repetitiva, como “Atenção, preparar - balança”!,
Pega-pega
Brincadeiras com correria são as favoritas
de crianças que estão sempre em movimento. Pega-pega é uma brincadeira
na qual você corre atrás do seu filho para pegá-lo ou que ele corre
atrás de você! Depois que seu filho aprender a brincadeira com você,
será mais fácil incluir outras crianças e brincar no parque ou na
escola.
Cabo de Guerra
(Um, dois, três -Puxa!) Se o seu filho gosta de segurar-se às coisas,
uma brincadeira de cabo de guerra não satisfaz somente esta necessidade,
mas também o ajuda a interagir e se comunicar. Para brincar, cada um
segura em uma ponta de uma toalha ou lençol, dependendo do que ele
preferir. Diga: “Um, dois, três ... puxa!” e então puxe o tecido de
maneira gentil mas firme.
Um, dois, três – Pula!
Brinca-se de Um, dois, três – Pula! da mesma maneira que “Aviãozinho”.
Mas em vez de levantar seu filho sobre sua cabeça, segure suas mãos e
pulem juntos dizendo: “Um, dois, três, pula!” Se ele gosta de pular,
pode providenciar uma mini cama elástica, encontrada em lojas de
material esportivo. Se ele usar a cama elástica, não esqueça de
interromper os pulos para que tenha a oportunidade de pedir mais.
Brincadeira com bola grande
Uma bola grande o suficiente para que seu filho possa sentar-se sobre
ela é ideal para esta brincadeira. Seu filho pode sentar-se sobre ela,
deitar-se de barriga para baixo, ajoelhar-se enquanto você o segura.
Bata suavemente a bola e diga “Atenção, preparar – já!” ou “Um, dois,
três – pula” ou “Pula, pula, em cima da – bola!”. Crie oportunidades
para que seu filho participe, de acordo com seu estágio de comunicação.
Montanha de travesseiros
Esta brincadeira oferece uma série de estímulos – correr, pular e sentir
pressão sobre o corpo. Junto com seu filho, monte uma montanha de
travesseiros ou almofadas, colocando-os uns sobre os outros. Enquanto
vai construindo a montanha, conte cada travesseiro ou almofada,
levantando os dedos para indicar os números. Diga, então: “Vamos pular!”
e ajude seu filho a pular para cima das almofadas e travesseiros.
Crianças autistas - brincadeiras
Objetivo
destas brincadeiras é estimular a interação social e ajudar pais e
professores a promover as habilidades sociais em crianças com
Transtornos do Espectro do Autismo Se a crianças estiver se divertindo,
vai querer continuar brincando. Quanto mais brincar, mais oportunidades
terá de aprender:
Achou
“Achou” é uma das primeiras brincadeiras que
as crianças aprendem. Ponha uma coberta sobre seu filho. Tire então a
coberta para “descobri-lo” e diga “Achou!” Planeje quais participações
seu filho pode ter para manter a brincadeira andando e quando pode
participar – enquanto a coberta está sobre ele ou depois que você o
descobriu. Os tipos e número de participações dependem do estágio de
comunicação da criança.
Esconde-esconde
“Esconde-esconde” seu filho pode se esconder em lugares apertados ou ser
coberto por travesseiros e cobertas. Mas o Esconde-esconde oferece a
ele maior variedade de participações.
Cócegas ou Cosquinhas
Muitas crianças pequenas gostam de brincadeiras envolvendo algum tipo de
toque ou pressão profunda, tais como cócegas, massagem ou abraço. Esses
tipos de brincadeiras são especialmente atraentes para crianças que
buscam ativamente essas sensações. Um toque firme ou pressão profunda
podem ter um efeito calmante sobre algumas crianças. Em vez de fazer
cócegas, tente dar-lhe alguns apertões firmes, mas gentis, acima da sua
barriga.
Cavalinho
Na Brincadeira de Cavalinho, seu filho sobe nos seus ombros ou, se ele
gosta da sensação de pressão profunda, pode deitar-se de barriga para
baixo sobre suas costas para uma “cavalgada”. Quando você parar, a
participação dele será pedir que recomece. Subsequentemente, seu filho
poderá lhe dizer quando parar e quando andar.
Aviãozinho
Nas brincadeiras de Aviãozinho, você joga seu filho para cima, levanta-o
em pé sobre seus joelhos, leva-o em um passeio sobre suas pernas e
então o coloca de volta no chão. Como pode perceber, há muitas variações
de Aviãozinho. Se o seu filho gosta de movimento, vai gostar pelo menos
de uma dessas brincadeiras.
Um, dois, três e já!
Brinque da mesma maneira que você brinca de Aviãozinho, só que em vez de
jogar seu filho para cima, balance-o segurando seus braços e diga “Um,
dois, três e (pausa)” balança! (ou “vai!”, ou “oba!”). Se você ainda não
estiver dizendo “Um, dois, três” em outras brincadeiras, tente outra
frase repetitiva, como “Atenção, preparar - balança”!,
Pega-pega
Brincadeiras com correria são as favoritas
de crianças que estão sempre em movimento. Pega-pega é uma brincadeira
na qual você corre atrás do seu filho para pegá-lo ou que ele corre
atrás de você! Depois que seu filho aprender a brincadeira com você,
será mais fácil incluir outras crianças e brincar no parque ou na
escola.
Cabo de Guerra
(Um, dois, três -Puxa!) Se o seu filho gosta de segurar-se às coisas,
uma brincadeira de cabo de guerra não satisfaz somente esta necessidade,
mas também o ajuda a interagir e se comunicar. Para brincar, cada um
segura em uma ponta de uma toalha ou lençol, dependendo do que ele
preferir. Diga: “Um, dois, três ... puxa!” e então puxe o tecido de
maneira gentil mas firme.
Um, dois, três – Pula!
Brinca-se de Um, dois, três – Pula! da mesma maneira que “Aviãozinho”.
Mas em vez de levantar seu filho sobre sua cabeça, segure suas mãos e
pulem juntos dizendo: “Um, dois, três, pula!” Se ele gosta de pular,
pode providenciar uma mini cama elástica, encontrada em lojas de
material esportivo. Se ele usar a cama elástica, não esqueça de
interromper os pulos para que tenha a oportunidade de pedir mais.
Brincadeira com bola grande
Uma bola grande o suficiente para que seu filho possa sentar-se sobre
ela é ideal para esta brincadeira. Seu filho pode sentar-se sobre ela,
deitar-se de barriga para baixo, ajoelhar-se enquanto você o segura.
Bata suavemente a bola e diga “Atenção, preparar – já!” ou “Um, dois,
três – pula” ou “Pula, pula, em cima da – bola!”. Crie oportunidades
para que seu filho participe, de acordo com seu estágio de comunicação.
Montanha de travesseiros
Esta brincadeira oferece uma série de estímulos – correr, pular e sentir
pressão sobre o corpo. Junto com seu filho, monte uma montanha de
travesseiros ou almofadas, colocando-os uns sobre os outros. Enquanto
vai construindo a montanha, conte cada travesseiro ou almofada,
levantando os dedos para indicar os números. Diga, então: “Vamos pular!”
e ajude seu filho a pular para cima das almofadas e travesseiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário