Exercícios Silábicos - Letra R

Exercícios Silábicos - Letra R

Notar a sílaba inicial das palavras é um importante passo na alfabetização!
A partir desta identificação o aluno deve fazer a correspondência entre a grafia que representa o som pronunciado no início das palavras.
As atividades abaixo ajudam a desenvolver essas habilidades.

Dica:

É necessário sempre explicar ao aluno como realizar uma atividade proposta. Muitas vezes esquecemos que aquilo que é corriqueiro para nós é uma novidade para as crianças. Se  negligenciamos a orientação correta dos processos das atividades corremos o risco de não alcançar objetivos ou alcançá-los apenas em parte.

Na primeira ficha, por exemplo, podemos sugerir que eles partam da imagem para encontrar a sílaba inicial correspondente. Já na segunda, é necessário ler a sílaba e então encontrar a imagem correspondente.

Por isso mantenho sempre o mesmo padrão e esquema estrutural destas atividades, pois, com o tempo o aluno já compreende o "como" fazer, deverá apenas se ocupar do cerne da questão, do objetivo principal que é aprender a letra, a sílaba, suas correspondentes, etc. Isso deixa o aluno mais seguro e confiante ao realizar os exercícios propostos!

Exercícios Silábicos - Letra R

Notar a sílaba inicial das palavras é um importante passo na alfabetização!
A partir desta identificação o aluno deve fazer a correspondência entre a grafia que representa o som pronunciado no início das palavras.
As atividades abaixo ajudam a desenvolver essas habilidades.

Dica:

É necessário sempre explicar ao aluno como realizar uma atividade proposta. Muitas vezes esquecemos que aquilo que é corriqueiro para nós é uma novidade para as crianças. Se  negligenciamos a orientação correta dos processos das atividades corremos o risco de não alcançar objetivos ou alcançá-los apenas em parte.

Na primeira ficha, por exemplo, podemos sugerir que eles partam da imagem para encontrar a sílaba inicial correspondente. Já na segunda, é necessário ler a sílaba e então encontrar a imagem correspondente.

Por isso mantenho sempre o mesmo padrão e esquema estrutural destas atividades, pois, com o tempo o aluno já compreende o "como" fazer, deverá apenas se ocupar do cerne da questão, do objetivo principal que é aprender a letra, a sílaba, suas correspondentes, etc. Isso deixa o aluno mais seguro e confiante ao realizar os exercícios propostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário