Joguinhos didáticos.

Joguinhos didáticos.

1. Quebra-cabeça do alfabeto

Habilidades: ordem alfabética / reconhecimento de letras

Colocar as letras do alfabeto em ordem é como montar um quebra-cabeça.

Material: letras (em EVA, plástico ou cartolina).

IMPORTANTE: Combinar as regras do jogo antes de começar. As letras devem ser colocadas, uma após a outra, seguindo a ordem alfabética.

Sugestão: Distribuir um jogo com as 26 letras do alfabeto para grupos de crianças. Colocar uma música como "marcadora de tempo". Durante a música, os grupos montarão o alfabeto.

Pode-se deixar um alfabetário na sala para que as crianças possam consultá-lo.

Como atividade para crianças mais novas, sugiro que deixe um alfabeto sobre a mesa, assim as crianças colocarão as letras abaixo (ou acima) preocupando-se apenas com o pareamento das letras.


* Peças: Envelope com 4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1 envelope (são 28 palavras).
* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição). Dependerá da necessidade da turma.
* Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).
Exemplo:
BEBÊ
BE - BÊ
B - E - B - Ê
* Sugiro como desdobramentos:
a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças.
b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas
c) Escrita das regras do jogo.
* Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes.

Joguinhos didáticos.

1. Quebra-cabeça do alfabeto

Habilidades: ordem alfabética / reconhecimento de letras

Colocar as letras do alfabeto em ordem é como montar um quebra-cabeça.

Material: letras (em EVA, plástico ou cartolina).

IMPORTANTE: Combinar as regras do jogo antes de começar. As letras devem ser colocadas, uma após a outra, seguindo a ordem alfabética.

Sugestão: Distribuir um jogo com as 26 letras do alfabeto para grupos de crianças. Colocar uma música como "marcadora de tempo". Durante a música, os grupos montarão o alfabeto.

Pode-se deixar um alfabetário na sala para que as crianças possam consultá-lo.

Como atividade para crianças mais novas, sugiro que deixe um alfabeto sobre a mesa, assim as crianças colocarão as letras abaixo (ou acima) preocupando-se apenas com o pareamento das letras.


* Peças: Envelope com 4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1 envelope (são 28 palavras).
* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição). Dependerá da necessidade da turma.
* Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).
Exemplo:
BEBÊ
BE - BÊ
B - E - B - Ê
* Sugiro como desdobramentos:
a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças.
b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas
c) Escrita das regras do jogo.
* Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário