O Primeiro Dia de Aula...
O
primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em
busca de conhecer uns aos outros e saber onde será sua sala, quem é seu
professor (importante) e das amizades que novas e antigas que ficaram
contigo novamente. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam
promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos
poucos, uma turma de verdade. Por isso, logo em seguida, inicie a
apresentação da garotada. Divida o grupo em duplas, incluindo você. Uma
entrevista o outro, perguntando nome, preferências musicais, literárias,
hobbies, sonhos, onde mora, o que planeja para o futuro etc. e depois
cada entrevistador apresenta o colega para o grupo.
Afinal,
durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas.
Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e
crescimento dessa integração.
Além
de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia
de aula para apresentar a metodologia com a qual costuma trabalhar, a
proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os
pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de
comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o
primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de ideias e
motivação para o decorrer do ano.
Professor
prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e
boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no
início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o
território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é
só o professor que está observando os alunos para elaborar um
diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como
deve lidar com esse novo líder.
Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.
O Primeiro Dia de Aula...
O
primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em
busca de conhecer uns aos outros e saber onde será sua sala, quem é seu
professor (importante) e das amizades que novas e antigas que ficaram
contigo novamente. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam
promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos
poucos, uma turma de verdade. Por isso, logo em seguida, inicie a
apresentação da garotada. Divida o grupo em duplas, incluindo você. Uma
entrevista o outro, perguntando nome, preferências musicais, literárias,
hobbies, sonhos, onde mora, o que planeja para o futuro etc. e depois
cada entrevistador apresenta o colega para o grupo.
Afinal,
durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas.
Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e
crescimento dessa integração.
Além
de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia
de aula para apresentar a metodologia com a qual costuma trabalhar, a
proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os
pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de
comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o
primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de ideias e
motivação para o decorrer do ano.
Professor
prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e
boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no
início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o
território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é
só o professor que está observando os alunos para elaborar um
diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como
deve lidar com esse novo líder.
Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário