A Apostila de alfabetização com textos e
atividades de psicomotricidade foi produzida, especialmente, para
crianças, do 2º Ano do Ensino Fundamental, que ainda apresentam
dificuldades para ler e escrever.
Os textos foram escritos fatiados em quadrinhos para que as crianças
possam perceber que, as palavras, são formadas por “pedacinhos”,
sílabas, e que estas sílabas são formadas pela junção de letras. Os
textos foram escritos, quase que, exclusivamente, com palavras que são
formadas por sílabas canônicas.
Em seu livro, Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler, Stanislas Dehaene nos fala, na página 246:
Em seu livro, Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler, Stanislas Dehaene nos fala, na página 246:
“Chegado
o momento, a partir do início do curso preparatório, as
correspondências entre grafemas e fonemas deverão ser ensinadas de um
modo bastante explícito e sem medo de repeti-las. Não se pode supor que o
aluno terminará por adquiri-las em consequência de ver muitas palavras.
É preciso explicar claramente ao aluno que cada ‘som’ tem suas
‘roupas’, as letras ou grupos de letras que podem vesti-lo e que,
inversamente, cada letras se pronuncia de uma ou de várias maneiras
possíveis. Bem entendido, os grafemas serão introduzidos numa ordem
lógica: começa-se pelos mais simples e mais regulares… Chamar-se-á a
atenção sobre a presença das sequências de letras no interior das
palavras…“
As atividades de textos desta apostila pretendem desenvolver a
capacidade da criança conseguir ler e o aumento da sua autoestima.
Quanto aos textos, eles são usados para o desenvolvimento da capacidade
de decodificar símbolos, para que, a seguir, a crianças possa ter
condições de desenvolver a capacidade de ler atribuindo significado ao
que lê.
As atividades de psicomotricidade têm por objetivo desenvolver a atenção, a concentração, o raciocínio lógico.
A apostila de alfabetização com textos e
atividades de psicomotricidade é uma oportunidade que oferecemos aos
nossos alunos, menos desenvolvidos, de ter a chance de vencer estas
dificuldades, acreditando, na sua capacidade de aprender!
A Apostila de alfabetização com textos e
atividades de psicomotricidade foi produzida, especialmente, para
crianças, do 2º Ano do Ensino Fundamental, que ainda apresentam
dificuldades para ler e escrever.
Os textos foram escritos fatiados em quadrinhos para que as crianças
possam perceber que, as palavras, são formadas por “pedacinhos”,
sílabas, e que estas sílabas são formadas pela junção de letras. Os
textos foram escritos, quase que, exclusivamente, com palavras que são
formadas por sílabas canônicas.
Em seu livro, Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler, Stanislas Dehaene nos fala, na página 246:
Em seu livro, Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler, Stanislas Dehaene nos fala, na página 246:
“Chegado
o momento, a partir do início do curso preparatório, as
correspondências entre grafemas e fonemas deverão ser ensinadas de um
modo bastante explícito e sem medo de repeti-las. Não se pode supor que o
aluno terminará por adquiri-las em consequência de ver muitas palavras.
É preciso explicar claramente ao aluno que cada ‘som’ tem suas
‘roupas’, as letras ou grupos de letras que podem vesti-lo e que,
inversamente, cada letras se pronuncia de uma ou de várias maneiras
possíveis. Bem entendido, os grafemas serão introduzidos numa ordem
lógica: começa-se pelos mais simples e mais regulares… Chamar-se-á a
atenção sobre a presença das sequências de letras no interior das
palavras…“
As atividades de textos desta apostila pretendem desenvolver a
capacidade da criança conseguir ler e o aumento da sua autoestima.
Quanto aos textos, eles são usados para o desenvolvimento da capacidade
de decodificar símbolos, para que, a seguir, a crianças possa ter
condições de desenvolver a capacidade de ler atribuindo significado ao
que lê.
As atividades de psicomotricidade têm por objetivo desenvolver a atenção, a concentração, o raciocínio lógico.
A apostila de alfabetização com textos e
atividades de psicomotricidade é uma oportunidade que oferecemos aos
nossos alunos, menos desenvolvidos, de ter a chance de vencer estas
dificuldades, acreditando, na sua capacidade de aprender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário