4 dicas básicas para elaborar resenhas
A resenha é
 a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado 
objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre 
outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou 
de valor.
1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes. 
2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra 
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final
3 - Definições de Resenhas
A resenha científica ou resenha acadêmica,
 apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e 
pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou
 sob demanda.
A resenha de livros é
 uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no
 conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na 
impressão pessoal.
A resenha-resumo é
 um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um 
capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou 
julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo 
principal é informar o leitor.
A resenha-crítica é
 um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, 
uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, 
portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de 
recensão crítica.
4 - Extensão da resenha
A
 extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para 
esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto 
longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.
 Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 
A
 coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como 
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
 textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro 
volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito 
utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades
 acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são 
constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas 
disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas.
 Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que 
eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas 
quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para
 o trabalho em sala de aula.
A
 coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como 
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
 textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro 
volume refere-se à leitura e à produção
 de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio 
como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas 
universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos 
por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha, 
refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois 
gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados 
tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes 
atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala 
de aula.
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste
 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas 
sugestões gerais de produção de diferentes gêneros 
acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de 
qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser 
desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades 
não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final 
adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a 
área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das 
questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir 
representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de 
planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além 
disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de 
pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais 
recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção 
de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz 
parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que
 tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção 
de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.4 dicas básicas para elaborar resenhas
A resenha é
 a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado 
objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre 
outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou 
de valor.
1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes. 
2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra 
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final
3 - Definições de Resenhas
A resenha científica ou resenha acadêmica,
 apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e 
pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou
 sob demanda.
A resenha de livros é
 uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no
 conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na 
impressão pessoal.
A resenha-resumo é
 um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um 
capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou 
julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo 
principal é informar o leitor.
A resenha-crítica é
 um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, 
uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, 
portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de 
recensão crítica.
4 - Extensão da resenha
A
 extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para 
esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto 
longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.
 Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 
A
 coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como 
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
 textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro 
volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito 
utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades
 acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são 
constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas 
disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas.
 Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que 
eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas 
quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para
 o trabalho em sala de aula.
A
 coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como 
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
 textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro 
volume refere-se à leitura e à produção
 de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio 
como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas 
universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos 
por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha, 
refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois 
gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados 
tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes 
atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala 
de aula.
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste
 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas 
sugestões gerais de produção de diferentes gêneros 
acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de 
qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser 
desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades 
não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final 
adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a 
área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das 
questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir 
representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de 
planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além 
disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de 
pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais 
recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção 
de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz 
parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que
 tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção 
de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário