4 dicas básicas para elaborar resenhas
A resenha é
a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado
objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre
outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou
de valor.
1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes.
2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final
3 - Definições de Resenhas
A resenha científica ou resenha acadêmica,
apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e
pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou
sob demanda.
A resenha de livros é
uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no
conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na
impressão pessoal.
A resenha-resumo é
um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um
capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou
julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo
principal é informar o leitor.
A resenha-crítica é
um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele,
uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se,
portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de
recensão crítica.
4 - Extensão da resenha
A
extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para
esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto
longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.
Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços
A
coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro
volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito
utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades
acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são
constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas
disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas.
Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que
eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas
quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para
o trabalho em sala de aula.
A
coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro
volume refere-se à leitura e à produção
de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio
como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas
universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos
por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha,
refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois
gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados
tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes
atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala
de aula.
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste
3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas
sugestões gerais de produção de diferentes gêneros
acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de
qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser
desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades
não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final
adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a
área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das
questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir
representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de
planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além
disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de
pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais
recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção
de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz
parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que
tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção
de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.
4 dicas básicas para elaborar resenhas
A resenha é
a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado
objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre
outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou
de valor.
1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes.
2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final
3 - Definições de Resenhas
A resenha científica ou resenha acadêmica,
apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e
pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou
sob demanda.
A resenha de livros é
uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no
conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na
impressão pessoal.
A resenha-resumo é
um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um
capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou
julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo
principal é informar o leitor.
A resenha-crítica é
um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele,
uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se,
portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de
recensão crítica.
4 - Extensão da resenha
A
extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para
esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto
longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.
Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços
A
coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro
volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito
utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades
acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são
constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas
disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas.
Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que
eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas
quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para
o trabalho em sala de aula.
A
coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como
objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros
textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro
volume refere-se à leitura e à produção
de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio
como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas
universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos
por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha,
refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois
gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados
tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes
atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala
de aula.
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste
3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas
sugestões gerais de produção de diferentes gêneros
acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de
qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser
desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades
não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final
adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a
área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das
questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir
representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de
planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além
disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de
pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais
recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção
de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz
parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que
tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção
de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário