Como elaborar resenha

4 dicas básicas para elaborar resenhas


resenha é a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou de valor.

1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes. 

2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra 
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final

3 - Definições de Resenhas
resenha científica ou resenha acadêmica, apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda.

resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na impressão pessoal.

resenha-resumo é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

resenha-crítica é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

4 - Extensão da resenha
A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.


 Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 


A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.

4 dicas básicas para elaborar resenhas


resenha é a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou de valor.

1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes. 

2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra 
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final

3 - Definições de Resenhas
resenha científica ou resenha acadêmica, apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda.

resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na impressão pessoal.

resenha-resumo é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

resenha-crítica é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

4 - Extensão da resenha
A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.


 Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 


A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, Resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, por exemplo, eles são constantemente pedidos aos alunos por professores das mais diversas disciplinas. O segundo, resenha, refere-se à leitura e produção de resenhas. Ao escolher esses dois gêneros para iniciar a coleção, assumimos que eles são muito utilizados tanto em diferentes atividades acadêmicas quanto em diferentes atividades profissionais. Material fundamental para o trabalho em sala de aula.

Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, dificilmente se chegará a um produto final adequado. Essas atividades envolvem a busca de temas relevantes para a área em que o trabalho se insere, o levantamento e a formulação das questões e dos objetivos da pesquisa, a capacidade de construir representações adequadas sobre o contexto de produção e a capacidade de planejamento, tanto da organização global quanto dos conteúdos. Além disso, o livro enfatiza a importância da manutenção de um diário de pesquisa e sugerem formas de produzi-lo. Esse volume parte das mais recentes pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de leitura e produção de textos e sobre as características dos gêneros aqui enfocados e faz parte da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos, que tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção de gêneros textuais utilizados na escola e nos meios universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário