Resumo geral do portfólio Acadêmico
É
um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do
ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do
professor. Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante
onde apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos
de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexão crítica
sobre o processo acadêmico em busca da melhoria das competências,
atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica. O
Portfólio Acadêmico é então a coleção de todos os títulos educacionais
de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e
curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou
seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.
ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO
O
termo Portfólio tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de
títulos e ações de um investigador, individual ou institucional, ou
ainda, documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem,
sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem
experimental.
FUNÇÃO DO PORTFÓLIO
É
uma é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos,
constantemente, a partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso
trabalho, nossas dúvidas e nossas conquistas. Ele nos leva à descoberta
do mundo do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o
desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e
desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do
seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e
os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução. Ainda
permite ao estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios
de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.
Através do Portfólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de
forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus
registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar
a aprendizagem de conhecimentos.
OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO
• Aprender a aprender;
• Conhecer o aprender;
• Aprender a aprender, fazendo;
• Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;
• Levar o aluno ao universo da pesquisa;
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.
ESTRUTURA DO PORTFÓLIO
Normalmente
tem uma estrutura que compreende: capa, índice, introdução,
desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento
acadêmico, conclusão e anexos. No Portfólio Acadêmico é possível postar
uma coletânea de aulas, trabalhos, provas, exercícios (contidos na pasta
individual), anotações que permitem construir entre outras coisas, o
perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá refletir o ritmo e a direção
de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o
potencial a ser desenvolvido.
QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO
Deve
ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou
atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um
curso. É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o
aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos,
sentimentos, auto- avaliações de crescimento ao longo de sua
experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação.
APLICAÇÃO DO PORTFÓLIO
Deve
conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em
andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno
Virtual” que perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de
subsídios para outros estudantes/indivíduos. Representa a
Responsabilidade Universitária que compreende o compartilhamento de
conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a “Missão”
do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto
produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da
língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa
ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFÓLIO
Consiste na criação de uma pasta física individual,
ou o conteúdo poderá ser hospedado em plataforma web (sites, blogs ou
conforme a escolha do estudante). Para ambos deve contemplar um índice
sequencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento
estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de
Abertura para cada item abaixo relacionado:
• Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;
• Índice remisso de assuntos;
• Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);
• Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;
• Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente);
Referências
VILLAS BOAS, B. M. F. Portifólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 1ª Edição, 2004.
Artigo: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Portifólio no curso de
Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Revista Educação & Sociedade, vol. 26 no.90 Campinas Jan./Apr. 2005.
Artigo:
PORTFÓLIO. Parte @ Sua Revista Virtual. Edição de 11 de abril de 2008.
Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp - Acesso
em 21/03/2009, Às 23 horas e 50 minutos.
Resumo geral do portfólio Acadêmico
É
um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do
ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do
professor. Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante
onde apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos
de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexão crítica
sobre o processo acadêmico em busca da melhoria das competências,
atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica. O
Portfólio Acadêmico é então a coleção de todos os títulos educacionais
de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e
curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou
seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.
ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO
O
termo Portfólio tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de
títulos e ações de um investigador, individual ou institucional, ou
ainda, documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem,
sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem
experimental.
FUNÇÃO DO PORTFÓLIO
É
uma é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos,
constantemente, a partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso
trabalho, nossas dúvidas e nossas conquistas. Ele nos leva à descoberta
do mundo do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o
desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e
desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do
seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e
os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução. Ainda
permite ao estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios
de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.
Através do Portfólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de
forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus
registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar
a aprendizagem de conhecimentos.
OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO
• Aprender a aprender;
• Conhecer o aprender;
• Aprender a aprender, fazendo;
• Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;
• Levar o aluno ao universo da pesquisa;
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.
ESTRUTURA DO PORTFÓLIO
Normalmente
tem uma estrutura que compreende: capa, índice, introdução,
desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento
acadêmico, conclusão e anexos. No Portfólio Acadêmico é possível postar
uma coletânea de aulas, trabalhos, provas, exercícios (contidos na pasta
individual), anotações que permitem construir entre outras coisas, o
perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá refletir o ritmo e a direção
de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o
potencial a ser desenvolvido.
QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO
Deve
ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou
atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um
curso. É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o
aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos,
sentimentos, auto- avaliações de crescimento ao longo de sua
experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação.
APLICAÇÃO DO PORTFÓLIO
Deve
conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em
andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno
Virtual” que perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de
subsídios para outros estudantes/indivíduos. Representa a
Responsabilidade Universitária que compreende o compartilhamento de
conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a “Missão”
do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto
produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da
língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa
ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFÓLIO
Consiste na criação de uma pasta física individual,
ou o conteúdo poderá ser hospedado em plataforma web (sites, blogs ou
conforme a escolha do estudante). Para ambos deve contemplar um índice
sequencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento
estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de
Abertura para cada item abaixo relacionado:
• Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;
• Índice remisso de assuntos;
• Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);
• Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;
• Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente);
Referências
VILLAS BOAS, B. M. F. Portifólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 1ª Edição, 2004.
Artigo: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Portifólio no curso de
Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Revista Educação & Sociedade, vol. 26 no.90 Campinas Jan./Apr. 2005.
Artigo:
PORTFÓLIO. Parte @ Sua Revista Virtual. Edição de 11 de abril de 2008.
Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp - Acesso
em 21/03/2009, Às 23 horas e 50 minutos.
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