Introdução: divisão para crianças


Para iniciar a explicação de divisão, perguntar quais são os sinônimos de dividir. Chegar em repartir e distribuir igualmente uma determinada quantidade.

Usar palitos, material dourado e outros materiais concretos.
Colocar os alunos em dupla
Propor situações problemas  e manusear os materiais.
Usando palitos de picolé, pegar 8 palitos e distribuir, igualmente, entre 2 alunos. Perguntar  quantos palitos cada um receberá?   Cada um ficará com 4 palitos.
Ainda com os 8 palitos distribuir entre 4 alunos. Cada um receberá 2 palitos.
Fazer com 6 divididos entre 3.      Depois entre 2.
Agora usar a caixa de ovos para distribuir nos buraquinhos.
12 : 4;                    12 : 3 ;             12 : 6 ;                  12 : 2 ;                12 : 12:
15 : 3;             15 : 5;             16 : 4;                  16 : 2;              16 : 8;     
Para organizar a estante, mamãe distribuiu igualmente, 15 livros em 3  prateleiras. Quantos livros ficaram em cada prateleira?
15 : 3 = 5
Fazer a distribuição na caixa de ovos usando os feijões.
Cada prateleira é uma covinha da caixa. E cada feijão representa um livro.
O professor de Educação física distribuiu os alunos em grupos. Eram 20 alunos  distribuídos igualmente em 5 grupos. Quantos alunos ficaram em cada grupo?
20 : 5 = 4
Tenho 18 balas e quero dividi-las entre 3 colegas. Quantas balas cada um receberá?
18 : 3 = 6
Explicar que ao dividir, devemos fazer a operação inversa da multiplicação.
Usando os materiais, fazer os cálculos da seguinte forma:
10 : 5 = 2 pois, 2 x 5 = 10
21 : 3 = 7 pois, 3 x 7 = 21
18 ; 2 = 9 pois, 2 x 9 = 18
Dar vários exemplos e acompanhar o raciocínio de cada dupla.
Procurar desenhar as situações para perceberem melhor as divisões.
Dar um exercício no caderno para compreensão.
Cabeçalho
                                                Atividade
1- Dividindo.
Ø  14 : 2 =             pois, ______x _______   = 14
Ø  15 : 3 =             pois, ______x ________ = 15 
Ø  20 : 5 =             pois, _____x    _______ = 20
Ø  12 : 6 =             pois, ______x _______ = 12
Ø  16 : 4 =             pois, ______x _______ = 16
Ø  25 : 5 =             pois, _____x _______ = 25


Para iniciar a explicação de divisão, perguntar quais são os sinônimos de dividir. Chegar em repartir e distribuir igualmente uma determinada quantidade.

Usar palitos, material dourado e outros materiais concretos.
Colocar os alunos em dupla
Propor situações problemas  e manusear os materiais.
Usando palitos de picolé, pegar 8 palitos e distribuir, igualmente, entre 2 alunos. Perguntar  quantos palitos cada um receberá?   Cada um ficará com 4 palitos.
Ainda com os 8 palitos distribuir entre 4 alunos. Cada um receberá 2 palitos.
Fazer com 6 divididos entre 3.      Depois entre 2.
Agora usar a caixa de ovos para distribuir nos buraquinhos.
12 : 4;                    12 : 3 ;             12 : 6 ;                  12 : 2 ;                12 : 12:
15 : 3;             15 : 5;             16 : 4;                  16 : 2;              16 : 8;     
Para organizar a estante, mamãe distribuiu igualmente, 15 livros em 3  prateleiras. Quantos livros ficaram em cada prateleira?
15 : 3 = 5
Fazer a distribuição na caixa de ovos usando os feijões.
Cada prateleira é uma covinha da caixa. E cada feijão representa um livro.
O professor de Educação física distribuiu os alunos em grupos. Eram 20 alunos  distribuídos igualmente em 5 grupos. Quantos alunos ficaram em cada grupo?
20 : 5 = 4
Tenho 18 balas e quero dividi-las entre 3 colegas. Quantas balas cada um receberá?
18 : 3 = 6
Explicar que ao dividir, devemos fazer a operação inversa da multiplicação.
Usando os materiais, fazer os cálculos da seguinte forma:
10 : 5 = 2 pois, 2 x 5 = 10
21 : 3 = 7 pois, 3 x 7 = 21
18 ; 2 = 9 pois, 2 x 9 = 18
Dar vários exemplos e acompanhar o raciocínio de cada dupla.
Procurar desenhar as situações para perceberem melhor as divisões.
Dar um exercício no caderno para compreensão.
Cabeçalho
                                                Atividade
1- Dividindo.
Ø  14 : 2 =             pois, ______x _______   = 14
Ø  15 : 3 =             pois, ______x ________ = 15 
Ø  20 : 5 =             pois, _____x    _______ = 20
Ø  12 : 6 =             pois, ______x _______ = 12
Ø  16 : 4 =             pois, ______x _______ = 16
Ø  25 : 5 =             pois, _____x _______ = 25

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