Projeto: Páscoa do Amor



Projeto: 
Páscoa do Amor

Público alvo: 
O projeto é destinado à Educação Infantil – 2 a 5 anos e ao Ensino Fundamental I - O – 6 a 10 anos.

Duração: Onze momentos. Lembrando que o tempo de duração pode variar de acordo com o comportamento das turmas.

Justificativa:
A Páscoa é uma data importante do ponto de vista cultural, social e espiritual. É um ótimo momento para se discutir e refletir sobre a importância da ética, o consumismo, o respeito às diferenças individuais e culturais. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem no entanto perder a fantasia e o prazer por essa comemoração.

Objetivo Geral:
A Páscoa é uma data com forte apelo comercial, principalmente para o universo infantil. O verdadeiro sentido da Páscoa muitas vezes é desconhecido pela criança. Nosso objetivo, portanto, é trabalhar o verdadeiro significado dessa data tão importante em nossa cultura, bem como desenvolver de forma lúdica e prazerosa reflexões e discussão sobre o assunto, sem, no entanto, deixar que a magia dessa data diminua, pois sabemos da importância e a delícia da fantasia para o mundo infantil.

Objetivos Específicos:
Educação Infantil – maternal 2 e 3 – 2 e 3 anos e 1º e 2º períodos – 4 e 5 anos
Identidade e Autonomia:
- Estimular na criança o interesse pela Páscoa e respeito às posturas diferentes das nossas;
- Oportunizar momentos de estímulo à linguagem oral e escrita;
- Estimular a autonomia de pensamento;
- Introduzir e desenvolver a capacidade de levantar hipóteses coerentes sobre os textos apresentados..

Fundamental 1
- Conhecer e refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa;
- Conhecer a história do termo Páscoa;
- Perceber o apelo comercial que há nessa data;
- Conhecer a história do chocolate e o significado simbólico desse produto em nossa cultura;
- Conhecer a história da Páscoa e de seus símbolos em nossa cultura;

- Refletir sobre a importância dos valores éticos, o respeito as diferenças e a capacidade de empatia;
- Oportunizar o uso de diferentes recursos tecnológicos para trabalhar o tema Páscoa;
- Desenvolver atividades que demonstrem boas ações na prática.

Disciplinas envolvidas:
Ao abordar a história da páscoa, pode ser trabalhado, em outras áreas, como: Português, Literatura, História e até Geografia.

Conteúdos trabalhados:
História do chocolate e os símbolos pascoais.

Estratégias/Procedimentos:
1º Momento
A professora deverá colocar em um saco ou caixa: um ovo de Páscoa, um ovo de galinha cozido, ramos de palmeira, Círio Pascal (Vela), imagem de um peixe, coelho, cordeiro, coração e garrafa de vinho, um sino e um pedaço de pão. Esses são alguns símbolos da Páscoa. Para perceber o que as crianças conhecem sobre o assunto a professora dirá: “Gente dentro dessa caixa tem vários objetos e imagens. Eu irei retirar cada objeto de dentro do saco e vocês me contarão o que sabem sobre cada um.”
A professora retira em primeiro lugar o pedaço do pão e escuta o que eles falarão sobre esse alimento. Depois retira o vinho, e em sequência a imagem do peixe, o ovo da galinha, a vela, o sino, a folha da palmeira, a imagem do coelho e o coração, sempre ouvindo o grupo, por último, fazendo um suspense, mostra o ovo da Páscoa. Depois que a turma manifestar tudo o que

sabem sobre o ovo de páscoa a professora dirá: “Mas o que tem a ver com a Páscoa, todos esses objetos e imagens que eu mostrei?” Escute o grupo e combine com eles em perguntar para a família o que sabem sobre essa data.

Registro 1 em sala: 
Fazer ilustração com o tema “Para mim, Páscoa é...”

Registro 2 em casa: 
Roteiro de entrevista sobre a Páscoa.

2º Momento 
Socializar o material trazido pelas crianças na entrevista com as famílias. A professora então fará a seguinte observação: Várias famílias nos contaram que para elas a Páscoa tem a ver com o amor, com sentimentos cristãos, mas o que vocês fazem nessa data que está relacionado ao
amor? Ouvir o grupo e propor: “Sei que ovos de chocolate são muito gostosos, mas eles podem não representar o amor. O que representa o amor?” Fazer intervenções até que o grupo chegue à conclusão de que é importante termos atitudes amorosas e que nessa data é uma boa oportunidade para fazermos isso. Quando o grupo chegar a esse ponto a professora irá sugerir uma campanha de solidariedade e apoio a um orfanato ou qualquer outra instituição que
necessite.
Marcar um prazo para essa campanha começar e terminar. Definir o que será recolhido. Enviar uma carta às famílias explicando o projeto solidário “Páscoa do Amor”.

Registro: 
Texto coletivo ou em duplas com o tema, “O que posso fazer para melhorar o mundo?”

Para as crianças menores a professora será a escriba e eles poderão fazer a ilustração do que foi dito no coletivo.

3º Momento
Iniciar conversando sobre o significado que cada um deu a Páscoa e as atitudes que contribuem para que o mundo seja um lugar cada vez melhor. Depois questioná-los se eles sabem o que é a Páscoa, se sabem desde quando ela existe. Ouvir todo o grupo de depois mostrar o PowerPoint com a história da Páscoa ao longo da história.

Registro 1: 
Os maiores responderão ao seguinte questionamento: O que faz a Páscoa uma das festas mais importantes do ocidente?
Os pequenos poderão fazer atividade de completar e pintar o coelhinho.

Registro 2: 
Recolher as doações.

4º Momento 
Iniciar ouvindo a história: “O coelhinho que não era de páscoa” de Ruth Rocha  https://www.youtube.com/watch?v=FkjPAMOYOxA
Discutir com as crianças maiores o que desejam fazer quando crescerem, que tipo de pessoas eles querem ser. Quais qualidades eles consideram importantes de se desenvolver em nosso mundo. Para dinamizar a discussão a professora pode colocar dentro de uma caixa as questões para reflexão e ir sorteando as crianças

que deverão responder as questões. Pode-se também fazer um júri simulado com a seguinte temática: É importante seguirmos nossa vocação ou o importante é o sucesso financeiro?
Dividir a sala em grupos o primeiro grupo defende a ideia de se seguir a vocação, o segundo grupo o sucesso financeiro. Depois toda a turma faz uma ponte entre as duas ideias discutidas.
Com os pequenos fazer uma interpretação oral das atitudes do coelhinho e de sua família. “Você concorda com a atitude dos irmãos do coelhinho?” “O que você sentiria se não acreditassem no seu potencial?” “O que você faria no lugar do coelhinho, ajudaria a sua família como ele fez, ou

faria sozinho os ovos de chocolate ficando com todo o mérito?”

Registro 1: 
Fazer a ilustração da história e ou texto das ideias discutidas no caso dos maiores.

Registro 2: 
Recolher as doações.

5º Momento 
Iniciar mostrando os símbolos da Páscoa e levantar hipóteses sobre o significado de cada um dos símbolos e depois mostrar o PowerPoint com o significado desses símbolos.

Registro 1: 
As crianças escolhem um dos símbolos e fazem o desenho de observação.
Sugestão: 
Usar o papel camurça verde escuro e giz de cera colorido nas ilustrações. Fica
interessante depois de pronta a ilustração, fazer na cor branca, o contorno desses desenhos.

Registro 2: 
Recolher doações.


6º Momento
Começar a aula relembrando o que foi aprendido e chamar a atenção para o ovo de chocolate.
Questionar os alunos sobre o porquê do chocolate? Levantar hipóteses e mostrar o vídeo com a história do chocolate: Chocomundo - Origem do Chocolate.
https://www.youtube.com/watch?v=RGlHnGkOLQg
 - Este vídeo é bem interessante, pois a
história do chocolate remonta o tempo das civilizações Maias e Astecas. Para as crianças de 2 a 4 anos mostrar o vídeo, mas ir parando para explicar o que se está vendo e acelerar o vídeo para que não fique cansativo.

Registro 1: 
Momento culinário – fazer uma receita que use o chocolate. Sugestão: bolo de
cenoura com cobertura de chocolate. O texto culinário poderá ser trabalhado nas aulas de português.
Sugestão de receita no link:
https://www.youtube.com/watch?v=RrsodOYO_H0.
A receita é muito boa, inclusive a parte da calda de chocolate.

Registro 2: 
Recolher as doações.

7º Momento
Relembrar todos os momentos vividos em relação à Páscoa. Depois questionar o grupo: Estamos conhecendo cada vez mais a nossa Páscoa, mas será que todo mundo comemora essa data da mesma forma? Ouvir o grupo. Mostrar o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=r9HaZuy4DSI
Este vídeo mostra uma reportagem sobre a tradição de pintar ovos de aves da cultura ucraniana.

Registro 1: 
Pintar ovos cozidos como na tradição ucraniana. No link abaixo há um experimento bem interessante de como colorir um ovo. Esse colorido poderá ser a base e em cima as crianças farão suas ilustrações.
https://www.youtube.com/watch?v=szw2Qtzm2y0
- Experimentos para crianças. Como colorir ou tingir ovos.
No link abaixo a professora encontrará sugestão de materiais para a pintura dos ovos, inclusive se ela considerar interessante poderá mostrar aos seus alunos.
https://www.youtube.com/watch?v=f3G8dpU2T-8
- Aprenda como decorar casquinhas de ovos de galinha "Fique Sabendo".


Registro 2: 
Recolher as doações.

8° Momento
Relembrar a importância da Páscoa e o que é importante ser comemorado nessa data. Ler o poema:

SER FRATERNO
Nailo Vilela
Ser mais disponível,
Estar mais presente,
Respeitar a todos.
Fazer-se amigo,
Responder com generosidade,
Acolher os irmãos,
Ter tempo para ouvir,
Esquecer as ofensas,
Recebidas, e
Não revidar,
Ocupar-se em fazer o bem.

Depois da leitura, propor ao grupo de crianças maiores que escrevam frases com mensagens de Páscoa.
As crianças menores poderão escolher imagens em revistas que representem os sentimentos da Páscoa ou escreverem palavras que lembram os sentimentos importantes dessa data.

As frases ou imagens deverão ser recolhidas e distribuídas pelos espaços da escola e as crianças então, brincarão de caça ao amor. Depois que as mensagens forem encontradas eles farão a troca de mensagens entre eles e darão um abraço para selar esse momento.
Enquanto a professora ou auxiliar esconde os textos e ou imagens a turma irá fazendo uma ilustração coletiva da poesia lida.

Registro 1: 
“Caça ao amor” e elaboração das frases.

Registro 2: 
Recolher as doações.

9º Momento
Iniciar com as crianças pequenas, com a animação de Walt Disney:
https://www.youtube.com/watch?v=c2q0tzgIK6I
Para inspirar a discussão sobre o amor, as crianças maiores podem ouvir a música de Renato Russo em:
https://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M

Coelhinhos engraçadinhos Coelho da Páscoa.
É um lindo vídeo, cheio de magia e beleza, as crianças vão adorar. As crianças maiores participarão de uma discussão: O que alimenta o amor? Como cuidar do amor? Que sentimentos fazem parte do amor? Depois desse momento cada criança escolherá um dos sentimentos mencionados e escreverá o nome em um pequeno pedaço de papel. Esses papéis deverão ser colocados em um grande vaso, onde será plantada a muda de uma planta.
Esse momento simbólico poderá ser chamado de “Plantando o Amor”. Essa plantinha deverá ser cuidada por todos no dia a dia, ela será o lembrete de que o amor precisa ser cuidado, regado. Que é preciso atenção e zelo para que o amor cresça.

As crianças menores também podem fazer essa atividade. A professora pode usar o vídeo assistido e perguntá-los: O que aparece no desenho que nos lembra do amor? Como fazemos para cuidar do amor?

Registro 1: 
“Plantando o amor”.

Registro 2: 
Recolher as doações.

10º Momento
As crianças menores assistirão ao desenho animado: A Turma da Mônica em um conto de Páscoa
https://www.youtube.com/watch?v=vTBF5LYyoQw
quando conhecerão de uma forma
divertida a história da Páscoa segundo Maurício de Souza. Cantarão e dançarão as músicas referentes a Páscoa. Participarão também da brincadeira de caça ao tesouro, promovendo a busca a lembrança de Páscoa oferecida pela escola.
As crianças maiores participarão da caça ao tesouro. O ideal é que essa brincadeira seja feita ao final do dia.
Depois que as crianças acharem o tesouro, criar um momento de alegria e de reflexão. Fazer a entrega do “tesouro” e deixá-los curtir.

Registro 1: 
“Caça ao tesouro”.

Registro 2: 
Recolher as doações.

11º Momento
Observar todas as doações. Conversar sobre a importância dessa ação, esclarecendo que cada um dá o que tem e o que pode e ninguém é melhor ou pior por dar algo ou receber. Fazer desenhos e mensagens para serem entregues juntamente com as doações.

Registro: 
Desenho e escrita das mensagens.

Material necessário:
Computador com internet, data show, câmera fotográfica, lápis de cor, material impresso, som, pincel atômico, entre outros.

Avaliação:
A avaliação pode ser realizada através de observações ao longo da prática do trabalho, com relação ao comportamento e interesse dos educandos, valorizando, a relação interpessoal de cada integrante das turmas.



Projeto: 
Páscoa do Amor

Público alvo: 
O projeto é destinado à Educação Infantil – 2 a 5 anos e ao Ensino Fundamental I - O – 6 a 10 anos.

Duração: Onze momentos. Lembrando que o tempo de duração pode variar de acordo com o comportamento das turmas.

Justificativa:
A Páscoa é uma data importante do ponto de vista cultural, social e espiritual. É um ótimo momento para se discutir e refletir sobre a importância da ética, o consumismo, o respeito às diferenças individuais e culturais. Desta forma a criança terá oportunidade de desenvolver sua capacidade de senso crítico e de reflexão, sua empatia e respeito ao próximo, sem no entanto perder a fantasia e o prazer por essa comemoração.

Objetivo Geral:
A Páscoa é uma data com forte apelo comercial, principalmente para o universo infantil. O verdadeiro sentido da Páscoa muitas vezes é desconhecido pela criança. Nosso objetivo, portanto, é trabalhar o verdadeiro significado dessa data tão importante em nossa cultura, bem como desenvolver de forma lúdica e prazerosa reflexões e discussão sobre o assunto, sem, no entanto, deixar que a magia dessa data diminua, pois sabemos da importância e a delícia da fantasia para o mundo infantil.

Objetivos Específicos:
Educação Infantil – maternal 2 e 3 – 2 e 3 anos e 1º e 2º períodos – 4 e 5 anos
Identidade e Autonomia:
- Estimular na criança o interesse pela Páscoa e respeito às posturas diferentes das nossas;
- Oportunizar momentos de estímulo à linguagem oral e escrita;
- Estimular a autonomia de pensamento;
- Introduzir e desenvolver a capacidade de levantar hipóteses coerentes sobre os textos apresentados..

Fundamental 1
- Conhecer e refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa;
- Conhecer a história do termo Páscoa;
- Perceber o apelo comercial que há nessa data;
- Conhecer a história do chocolate e o significado simbólico desse produto em nossa cultura;
- Conhecer a história da Páscoa e de seus símbolos em nossa cultura;

- Refletir sobre a importância dos valores éticos, o respeito as diferenças e a capacidade de empatia;
- Oportunizar o uso de diferentes recursos tecnológicos para trabalhar o tema Páscoa;
- Desenvolver atividades que demonstrem boas ações na prática.

Disciplinas envolvidas:
Ao abordar a história da páscoa, pode ser trabalhado, em outras áreas, como: Português, Literatura, História e até Geografia.

Conteúdos trabalhados:
História do chocolate e os símbolos pascoais.

Estratégias/Procedimentos:
1º Momento
A professora deverá colocar em um saco ou caixa: um ovo de Páscoa, um ovo de galinha cozido, ramos de palmeira, Círio Pascal (Vela), imagem de um peixe, coelho, cordeiro, coração e garrafa de vinho, um sino e um pedaço de pão. Esses são alguns símbolos da Páscoa. Para perceber o que as crianças conhecem sobre o assunto a professora dirá: “Gente dentro dessa caixa tem vários objetos e imagens. Eu irei retirar cada objeto de dentro do saco e vocês me contarão o que sabem sobre cada um.”
A professora retira em primeiro lugar o pedaço do pão e escuta o que eles falarão sobre esse alimento. Depois retira o vinho, e em sequência a imagem do peixe, o ovo da galinha, a vela, o sino, a folha da palmeira, a imagem do coelho e o coração, sempre ouvindo o grupo, por último, fazendo um suspense, mostra o ovo da Páscoa. Depois que a turma manifestar tudo o que

sabem sobre o ovo de páscoa a professora dirá: “Mas o que tem a ver com a Páscoa, todos esses objetos e imagens que eu mostrei?” Escute o grupo e combine com eles em perguntar para a família o que sabem sobre essa data.

Registro 1 em sala: 
Fazer ilustração com o tema “Para mim, Páscoa é...”

Registro 2 em casa: 
Roteiro de entrevista sobre a Páscoa.

2º Momento 
Socializar o material trazido pelas crianças na entrevista com as famílias. A professora então fará a seguinte observação: Várias famílias nos contaram que para elas a Páscoa tem a ver com o amor, com sentimentos cristãos, mas o que vocês fazem nessa data que está relacionado ao
amor? Ouvir o grupo e propor: “Sei que ovos de chocolate são muito gostosos, mas eles podem não representar o amor. O que representa o amor?” Fazer intervenções até que o grupo chegue à conclusão de que é importante termos atitudes amorosas e que nessa data é uma boa oportunidade para fazermos isso. Quando o grupo chegar a esse ponto a professora irá sugerir uma campanha de solidariedade e apoio a um orfanato ou qualquer outra instituição que
necessite.
Marcar um prazo para essa campanha começar e terminar. Definir o que será recolhido. Enviar uma carta às famílias explicando o projeto solidário “Páscoa do Amor”.

Registro: 
Texto coletivo ou em duplas com o tema, “O que posso fazer para melhorar o mundo?”

Para as crianças menores a professora será a escriba e eles poderão fazer a ilustração do que foi dito no coletivo.

3º Momento
Iniciar conversando sobre o significado que cada um deu a Páscoa e as atitudes que contribuem para que o mundo seja um lugar cada vez melhor. Depois questioná-los se eles sabem o que é a Páscoa, se sabem desde quando ela existe. Ouvir todo o grupo de depois mostrar o PowerPoint com a história da Páscoa ao longo da história.

Registro 1: 
Os maiores responderão ao seguinte questionamento: O que faz a Páscoa uma das festas mais importantes do ocidente?
Os pequenos poderão fazer atividade de completar e pintar o coelhinho.

Registro 2: 
Recolher as doações.

4º Momento 
Iniciar ouvindo a história: “O coelhinho que não era de páscoa” de Ruth Rocha  https://www.youtube.com/watch?v=FkjPAMOYOxA
Discutir com as crianças maiores o que desejam fazer quando crescerem, que tipo de pessoas eles querem ser. Quais qualidades eles consideram importantes de se desenvolver em nosso mundo. Para dinamizar a discussão a professora pode colocar dentro de uma caixa as questões para reflexão e ir sorteando as crianças

que deverão responder as questões. Pode-se também fazer um júri simulado com a seguinte temática: É importante seguirmos nossa vocação ou o importante é o sucesso financeiro?
Dividir a sala em grupos o primeiro grupo defende a ideia de se seguir a vocação, o segundo grupo o sucesso financeiro. Depois toda a turma faz uma ponte entre as duas ideias discutidas.
Com os pequenos fazer uma interpretação oral das atitudes do coelhinho e de sua família. “Você concorda com a atitude dos irmãos do coelhinho?” “O que você sentiria se não acreditassem no seu potencial?” “O que você faria no lugar do coelhinho, ajudaria a sua família como ele fez, ou

faria sozinho os ovos de chocolate ficando com todo o mérito?”

Registro 1: 
Fazer a ilustração da história e ou texto das ideias discutidas no caso dos maiores.

Registro 2: 
Recolher as doações.

5º Momento 
Iniciar mostrando os símbolos da Páscoa e levantar hipóteses sobre o significado de cada um dos símbolos e depois mostrar o PowerPoint com o significado desses símbolos.

Registro 1: 
As crianças escolhem um dos símbolos e fazem o desenho de observação.
Sugestão: 
Usar o papel camurça verde escuro e giz de cera colorido nas ilustrações. Fica
interessante depois de pronta a ilustração, fazer na cor branca, o contorno desses desenhos.

Registro 2: 
Recolher doações.


6º Momento
Começar a aula relembrando o que foi aprendido e chamar a atenção para o ovo de chocolate.
Questionar os alunos sobre o porquê do chocolate? Levantar hipóteses e mostrar o vídeo com a história do chocolate: Chocomundo - Origem do Chocolate.
https://www.youtube.com/watch?v=RGlHnGkOLQg
 - Este vídeo é bem interessante, pois a
história do chocolate remonta o tempo das civilizações Maias e Astecas. Para as crianças de 2 a 4 anos mostrar o vídeo, mas ir parando para explicar o que se está vendo e acelerar o vídeo para que não fique cansativo.

Registro 1: 
Momento culinário – fazer uma receita que use o chocolate. Sugestão: bolo de
cenoura com cobertura de chocolate. O texto culinário poderá ser trabalhado nas aulas de português.
Sugestão de receita no link:
https://www.youtube.com/watch?v=RrsodOYO_H0.
A receita é muito boa, inclusive a parte da calda de chocolate.

Registro 2: 
Recolher as doações.

7º Momento
Relembrar todos os momentos vividos em relação à Páscoa. Depois questionar o grupo: Estamos conhecendo cada vez mais a nossa Páscoa, mas será que todo mundo comemora essa data da mesma forma? Ouvir o grupo. Mostrar o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=r9HaZuy4DSI
Este vídeo mostra uma reportagem sobre a tradição de pintar ovos de aves da cultura ucraniana.

Registro 1: 
Pintar ovos cozidos como na tradição ucraniana. No link abaixo há um experimento bem interessante de como colorir um ovo. Esse colorido poderá ser a base e em cima as crianças farão suas ilustrações.
https://www.youtube.com/watch?v=szw2Qtzm2y0
- Experimentos para crianças. Como colorir ou tingir ovos.
No link abaixo a professora encontrará sugestão de materiais para a pintura dos ovos, inclusive se ela considerar interessante poderá mostrar aos seus alunos.
https://www.youtube.com/watch?v=f3G8dpU2T-8
- Aprenda como decorar casquinhas de ovos de galinha "Fique Sabendo".


Registro 2: 
Recolher as doações.

8° Momento
Relembrar a importância da Páscoa e o que é importante ser comemorado nessa data. Ler o poema:

SER FRATERNO
Nailo Vilela
Ser mais disponível,
Estar mais presente,
Respeitar a todos.
Fazer-se amigo,
Responder com generosidade,
Acolher os irmãos,
Ter tempo para ouvir,
Esquecer as ofensas,
Recebidas, e
Não revidar,
Ocupar-se em fazer o bem.

Depois da leitura, propor ao grupo de crianças maiores que escrevam frases com mensagens de Páscoa.
As crianças menores poderão escolher imagens em revistas que representem os sentimentos da Páscoa ou escreverem palavras que lembram os sentimentos importantes dessa data.

As frases ou imagens deverão ser recolhidas e distribuídas pelos espaços da escola e as crianças então, brincarão de caça ao amor. Depois que as mensagens forem encontradas eles farão a troca de mensagens entre eles e darão um abraço para selar esse momento.
Enquanto a professora ou auxiliar esconde os textos e ou imagens a turma irá fazendo uma ilustração coletiva da poesia lida.

Registro 1: 
“Caça ao amor” e elaboração das frases.

Registro 2: 
Recolher as doações.

9º Momento
Iniciar com as crianças pequenas, com a animação de Walt Disney:
https://www.youtube.com/watch?v=c2q0tzgIK6I
Para inspirar a discussão sobre o amor, as crianças maiores podem ouvir a música de Renato Russo em:
https://www.youtube.com/watch?v=AKqLU7aMU7M

Coelhinhos engraçadinhos Coelho da Páscoa.
É um lindo vídeo, cheio de magia e beleza, as crianças vão adorar. As crianças maiores participarão de uma discussão: O que alimenta o amor? Como cuidar do amor? Que sentimentos fazem parte do amor? Depois desse momento cada criança escolherá um dos sentimentos mencionados e escreverá o nome em um pequeno pedaço de papel. Esses papéis deverão ser colocados em um grande vaso, onde será plantada a muda de uma planta.
Esse momento simbólico poderá ser chamado de “Plantando o Amor”. Essa plantinha deverá ser cuidada por todos no dia a dia, ela será o lembrete de que o amor precisa ser cuidado, regado. Que é preciso atenção e zelo para que o amor cresça.

As crianças menores também podem fazer essa atividade. A professora pode usar o vídeo assistido e perguntá-los: O que aparece no desenho que nos lembra do amor? Como fazemos para cuidar do amor?

Registro 1: 
“Plantando o amor”.

Registro 2: 
Recolher as doações.

10º Momento
As crianças menores assistirão ao desenho animado: A Turma da Mônica em um conto de Páscoa
https://www.youtube.com/watch?v=vTBF5LYyoQw
quando conhecerão de uma forma
divertida a história da Páscoa segundo Maurício de Souza. Cantarão e dançarão as músicas referentes a Páscoa. Participarão também da brincadeira de caça ao tesouro, promovendo a busca a lembrança de Páscoa oferecida pela escola.
As crianças maiores participarão da caça ao tesouro. O ideal é que essa brincadeira seja feita ao final do dia.
Depois que as crianças acharem o tesouro, criar um momento de alegria e de reflexão. Fazer a entrega do “tesouro” e deixá-los curtir.

Registro 1: 
“Caça ao tesouro”.

Registro 2: 
Recolher as doações.

11º Momento
Observar todas as doações. Conversar sobre a importância dessa ação, esclarecendo que cada um dá o que tem e o que pode e ninguém é melhor ou pior por dar algo ou receber. Fazer desenhos e mensagens para serem entregues juntamente com as doações.

Registro: 
Desenho e escrita das mensagens.

Material necessário:
Computador com internet, data show, câmera fotográfica, lápis de cor, material impresso, som, pincel atômico, entre outros.

Avaliação:
A avaliação pode ser realizada através de observações ao longo da prática do trabalho, com relação ao comportamento e interesse dos educandos, valorizando, a relação interpessoal de cada integrante das turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário