Todo
mundo sabe a importância da educação em nossas vidas. O que é uma
pessoa sem educação! O que é uma sociedade em educação! Difícil
imaginar. Mas existe um outro conceito que vem ganhando força e
dedicação de uns tempos para cá: a Educação Inclusiva. Nada mais justo,
afinal todos tem direito a terem acesso ao conhecimento. Pensando nisso,
trazemos aqui dicas de 10 livros sobre o tema, para download gratuito.
A Educação Inclusiva
É
um processo que amplia a participação de todos os estudantes – sem
distinguir condições físicas, mentais, sociais, de raça, cor ou credo –
nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação
da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo
que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem
humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades,
tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção
social de todos.
De
acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do
Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium –
IDDC) sobre a Educação Inclusiva, um sistema educacional só pode ser
considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito,
nos seguintes termos:
– Reconhece que todas as crianças podem aprender;
–
Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia,
língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.e.
HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);
– Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
– Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
– É um processo dinâmico que está em evolução constante;
– Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.
Você
que é professor, estudante, pesquisador ou quer apenas conhecer mais
sobre esse assunto tão importante para uma boa convivência acadêmica,
pode fazê-lo baixando os livros gratuitamente para ler quando e onde
quiser. São 10 opções, veja só:
“O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E LUGARES” – MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.).
“PESQUISA NACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA” – GALVÃO FILHO, T. A., GARCIA, J. C. D.
“AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS” – GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S.. (Org.).
“EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS” – GALVÃO, N. C. S. S.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org.).
“ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR” – PIMENTEL, S. C. (Org.).
“TECNOLOGIA ASSISTIVA” – COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS/SDH/PR.
“TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: APROPRIAÇÃO, DEMANDAS E PERSPECTIVAS” – GALVÃO FILHO, T. A.
“TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SÓCIO-DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” – Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL (Org.).
“INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” – GALVÃO FILHO, T. A.; HAZARD, D.; REZENDE, A. L. A.
Todo
mundo sabe a importância da educação em nossas vidas. O que é uma
pessoa sem educação! O que é uma sociedade em educação! Difícil
imaginar. Mas existe um outro conceito que vem ganhando força e
dedicação de uns tempos para cá: a Educação Inclusiva. Nada mais justo,
afinal todos tem direito a terem acesso ao conhecimento. Pensando nisso,
trazemos aqui dicas de 10 livros sobre o tema, para download gratuito.
A Educação Inclusiva
É
um processo que amplia a participação de todos os estudantes – sem
distinguir condições físicas, mentais, sociais, de raça, cor ou credo –
nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação
da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo
que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem
humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades,
tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção
social de todos.
De
acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do
Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium –
IDDC) sobre a Educação Inclusiva, um sistema educacional só pode ser
considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito,
nos seguintes termos:
– Reconhece que todas as crianças podem aprender;
–
Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia,
língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.e.
HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);
– Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
– Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
– É um processo dinâmico que está em evolução constante;
– Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.
Você
que é professor, estudante, pesquisador ou quer apenas conhecer mais
sobre esse assunto tão importante para uma boa convivência acadêmica,
pode fazê-lo baixando os livros gratuitamente para ler quando e onde
quiser. São 10 opções, veja só:
“O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E LUGARES” – MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Org.).
“PESQUISA NACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA” – GALVÃO FILHO, T. A., GARCIA, J. C. D.
“AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS” – GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S.. (Org.).
“EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS” – GALVÃO, N. C. S. S.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org.).
“ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR” – PIMENTEL, S. C. (Org.).
“TECNOLOGIA ASSISTIVA” – COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS/SDH/PR.
“TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: APROPRIAÇÃO, DEMANDAS E PERSPECTIVAS” – GALVÃO FILHO, T. A.
“TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SÓCIO-DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” – Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL (Org.).
“INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” – GALVÃO FILHO, T. A.; HAZARD, D.; REZENDE, A. L. A.
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